Category: Dicas

  • Cursos online: o setor está em alta, mas quanto é possível ganhar vendendo o seu conhecimento pela internet?

    Cursos online: o setor está em alta, mas quanto é possível ganhar vendendo o seu conhecimento pela internet?

    O mercado de cursos online está em alta e tem a expectativa de atingir 1,55 trilhões de reais até 2029. Mesmo após o boom causado pela pandemia, a demanda por educação e treinamento online continua crescendo, já que a maioria das pessoas prefere a flexibilidade e o conforto de aprender em suas próprias casas, evitando gastos e complicações com deslocamentos para as aulas presenciais.

    “Vender cursos online é uma excelente oportunidade para monetizar o seu conhecimento. A chave é entender que, com a estratégia correta, você pode transformar essa atividade em uma fonte significativa de renda”, afirma Thassia Piezzaroli, especialista em infoprodutos, marketing digital, posicionamento digital e sócia de Natalia Beauty no setor educacional. 

    Segundo Piezzaroli, os ganhos com cursos online podem variar amplamente e dependem de diversos fatores. “Como instrutor online,  também chamado de expert, é possível ganhar desde alguns milhares de reais por ano até uma renda de seis ou sete dígitos. A criação do curso é apenas uma parte do processo. O trabalho em marketing e vendas, juntamente com a construção de sua marca pessoal, podem fazer toda a diferença”, diz.

    Alguns fatores que afetam sua receita potencial, de acordo com a especialista:

    Preço do curso: um curso pode ser vendido por 25 reais ou 2.500 reais, por exemplo, esse fator influencia diretamente no número de vendas necessárias para atingir suas metas de receita. É importante alinhar o preço cobrado ao que é oferecido, levando em consideração tempo de mercado, experiência, resultados e influência.

    Público-alvo: ter uma lista de e-mails, seguidores nas redes sociais ou um canal no YouTube pode aumentar suas chances de sucesso. Quanto maior e mais engajada sua rede, mais clientes você pode esperar. Por isso grande parte do trabalho de um expert, é criar conteúdo para as redes para crescer sua influência e comunidade.

    Experiência em marketing e vendas: aqueles com experiência prévia em vendas online tendem a ter taxas de conversão mais altas. “Claro que não é impossível aprender, quando eu comecei não sabia nada sobre esses assuntos e me dediquei a aprender, então é possível se destacar mesmo sem conhecimento prévio”.

    Fidelidade do cliente: clientes leais que compram repetidamente podem melhorar sua receita ao longo do tempo, chamamos isso de recorrência do cliente.

    Será que vale a pena investir? Faça as contas!

    De acordo com Piezzaroli, para determinar sua receita potencial, a melhor fórmula é: receita = número do público x taxa de conversão média x preço do curso. “Por exemplo, se você tem 1.000 assinantes e uma taxa de conversão de 5% para um curso de 500 reais, sua receita seria: 1.000 x 0.05 x 500 = 25 mil reais. Lembrando que o valor do curso pode ser aumentado através do reconhecimento da marca, expertise, conteúdo de qualidade e assunto lucrativo e relevante”, afirma.

    Já para calcular seus lucros, considere suas despesas fixas e variáveis. “Felizmente, os custos adicionais por cliente em cursos online são baixos, então para vender um ou 100 cursos, os custos são os mesmos, mas você pode ter despesas extras com anúncios e tráfego pago. A fórmula é simples: lucro = receita – custos de produção – despesas de marketing – outros custos”, ensina a especialista.

    Vender cursos pela internet não só pode gerar uma renda substancial, como também trazer vários benefícios significativos. Um dos principais é a melhora da marca pessoal, já que ter conhecimento suficiente para ser transmitido como uma fonte confiável aumenta a credibilidade no mercado. Além disso, a venda de cursos online permite o desenvolvimento de uma base de clientes fiéis, criando uma audiência leal que busca continuamente por novos produtos.

    “Outra vantagem é a abertura de oportunidades de novos negócios, possibilitando parcerias e expansões comerciais. Com dedicação e estratégias corretas, é possível transformar a venda de cursos online em uma carreira lucrativa e sustentável. O mercado está mais receptivo do que nunca à educação digital e quem souber aproveitar essa oportunidade, pode alcançar resultados incríveis”, finaliza Thassia Piezzaroli.

  • Cursos online: o setor está em alta, mas quanto é possível ganhar vendendo o seu conhecimento pela internet?

    Cursos online: o setor está em alta, mas quanto é possível ganhar vendendo o seu conhecimento pela internet?

    O mercado de cursos online está em alta e tem a expectativa de atingir 1,55 trilhões de reais até 2029. Mesmo após o boom causado pela pandemia, a demanda por educação e treinamento online continua crescendo, já que a maioria das pessoas prefere a flexibilidade e o conforto de aprender em suas próprias casas, evitando gastos e complicações com deslocamentos para as aulas presenciais.

    “Vender cursos online é uma excelente oportunidade para monetizar o seu conhecimento. A chave é entender que, com a estratégia correta, você pode transformar essa atividade em uma fonte significativa de renda”, afirma Thassia Piezzaroli, especialista em infoprodutos, marketing digital, posicionamento digital e sócia de Natalia Beauty no setor educacional. 

    Segundo Piezzaroli, os ganhos com cursos online podem variar amplamente e dependem de diversos fatores. “Como instrutor online,  também chamado de expert, é possível ganhar desde alguns milhares de reais por ano até uma renda de seis ou sete dígitos. A criação do curso é apenas uma parte do processo. O trabalho em marketing e vendas, juntamente com a construção de sua marca pessoal, podem fazer toda a diferença”, diz.

    Alguns fatores que afetam sua receita potencial, de acordo com a especialista:

    Preço do curso: um curso pode ser vendido por 25 reais ou 2.500 reais, por exemplo, esse fator influencia diretamente no número de vendas necessárias para atingir suas metas de receita. É importante alinhar o preço cobrado ao que é oferecido, levando em consideração tempo de mercado, experiência, resultados e influência.

    Público-alvo: ter uma lista de e-mails, seguidores nas redes sociais ou um canal no YouTube pode aumentar suas chances de sucesso. Quanto maior e mais engajada sua rede, mais clientes você pode esperar. Por isso grande parte do trabalho de um expert, é criar conteúdo para as redes para crescer sua influência e comunidade.

    Experiência em marketing e vendas: aqueles com experiência prévia em vendas online tendem a ter taxas de conversão mais altas. “Claro que não é impossível aprender, quando eu comecei não sabia nada sobre esses assuntos e me dediquei a aprender, então é possível se destacar mesmo sem conhecimento prévio”.

    Fidelidade do cliente: clientes leais que compram repetidamente podem melhorar sua receita ao longo do tempo, chamamos isso de recorrência do cliente.

    Será que vale a pena investir? Faça as contas!

    De acordo com Piezzaroli, para determinar sua receita potencial, a melhor fórmula é: receita = número do público x taxa de conversão média x preço do curso. “Por exemplo, se você tem 1.000 assinantes e uma taxa de conversão de 5% para um curso de 500 reais, sua receita seria: 1.000 x 0.05 x 500 = 25 mil reais. Lembrando que o valor do curso pode ser aumentado através do reconhecimento da marca, expertise, conteúdo de qualidade e assunto lucrativo e relevante”, afirma.

    Já para calcular seus lucros, considere suas despesas fixas e variáveis. “Felizmente, os custos adicionais por cliente em cursos online são baixos, então para vender um ou 100 cursos, os custos são os mesmos, mas você pode ter despesas extras com anúncios e tráfego pago. A fórmula é simples: lucro = receita – custos de produção – despesas de marketing – outros custos”, ensina a especialista.

    Vender cursos pela internet não só pode gerar uma renda substancial, como também trazer vários benefícios significativos. Um dos principais é a melhora da marca pessoal, já que ter conhecimento suficiente para ser transmitido como uma fonte confiável aumenta a credibilidade no mercado. Além disso, a venda de cursos online permite o desenvolvimento de uma base de clientes fiéis, criando uma audiência leal que busca continuamente por novos produtos.

    “Outra vantagem é a abertura de oportunidades de novos negócios, possibilitando parcerias e expansões comerciais. Com dedicação e estratégias corretas, é possível transformar a venda de cursos online em uma carreira lucrativa e sustentável. O mercado está mais receptivo do que nunca à educação digital e quem souber aproveitar essa oportunidade, pode alcançar resultados incríveis”, finaliza Thassia Piezzaroli.

  • Como ter um business lucrativo no mercado digital?

    Como ter um business lucrativo no mercado digital?

    Essa é uma pergunta frequente e cíclica de muitos empreendedores, que estão certos em refletir sobre o tema, sobre seu posicionamento lucrativo no mercado digital. Como mentora de negócios, tenho apoiado pessoas que têm uma bagagem incrível de experiência de vida e de carreira, os quais entendem que podem impulsionar a vida de outras pessoas e encurtar os caminhos para que elas alcancem seus objetivos.

    As pessoas não querem  mais ter uma profissão linear apenas, como era o modelo de décadas passadas. Hoje, a carreira pode ter direções múltiplas, tanto como profissionais bem-sucedidos no mundo corporativo, quanto como palestrantes especialistas em um tema do seu domínio e expertise. E esse movimento é denominado Slash career

    Segundo o conceito criado pela autora Marci Alboher no seu livro “One Person/Multiple Careers: The Original Guide to the Slash Careers”, as pessoas com carreiras múltiplas são aquelas que obtêm vários fluxos de renda simultaneamente em diferentes formatos.

    Dessa forma, é animador olhar para a própria bagagem de vida e conhecimento e, a partir desse histórico, criar um negócio onde você consegue facilitar a vida das pessoas, por meio de um dos maiores ativos em que a sociedade investe: ganhar tempo e eficiência em seus negócios.

    Prospectar o cliente ideal

    Com essa proposta alinhada no conceito slash carrer, o projeto de imersão criado pela Realize Business traz a experiência de três mentoras: Márcia Belmiro, Juliana Albanez e Luciana Girard. Com suas experiências diversas de vida profissional e da área de imigração (Alemanha, Inglaterra e Suíça), Juliana e Luciana reuniram seus conhecimentos de Vendas e Negociação, para apoiar empreendedores na Europa e Brasil em processo intenso sobre todos os passos desses dois segmentos do business.

    Saber prospectar seu cliente ideal, fazê-lo ver o retorno do seu investimento de forma clara e ter um processo que aumente o fechamento de vendas é exatamente o ponto-chave para se ter um business lucrativo no mercado digital.

    Pontos essenciais para se posicionar no mercado digital:

    * Avalie o mercado e, sempre que possível, seja pioneiro: por se tratar de um nicho de baixa barreira de entrada, o digital premia quem é pioneiro e age rápido. Use seu conhecimento e experiência com autoridade e referência.

    * Ouça as necessidades do cliente e ofereça soluções palpáveis: esteja pronto para ser um bom ouvinte e seus potenciais clientes vão te dar todo o caminho das pedras.

    Pioneirismo

    Foi exatamente assim que surgiu a Imersão Realize Business. Um projeto pioneiro para empreendedores que já tinham um negócio bem organizado financeiramente, um produto bem definido, mas ainda com um processo de vendas que não funcionava na sua melhor versão.

    As ferramentas que são passadas na imersão são simples, práticas e muito eficientes. Esse é o comentário das dezenas de participantes das imersões já ocorridas em Munique (Alemanha), Genebra e Zurique (Suíça) e também em treinamentos em empresas no Brasil!

    A mensagem é clara: uma empresa “perfeita” que não vende… não sobrevive! Se você precisa estruturar seu departamento de vendas e quer criar um setor que aumente seus resultados em pelo menos 30%, está convidado a conhecer a Realize Business e incrementar seu negócio.

  • Quando o rebranding é necessário? Confira 5 dicas para uma transformação de sucesso

    Quando o rebranding é necessário? Confira 5 dicas para uma transformação de sucesso

    O processo de redesenhar e reformular a identidade de uma marca serve para modernizá-la e reposicioná-la no mercado, alinhando seus valores, missão e visão, além de atender melhor às expectativas dos clientes e destacar-se dos concorrentes. “Para um rebranding dar certo é necessário estudar o cenário e montar um planejamento estratégico para uma implementação cuidadosa e bem-sucedida”, aconselha Paula Faria, sócia-fundadora e CEO da Sua Hora Unha. 

    Alguns fatores podem impulsionar a necessidade dessa renovação, como: disputa pelo uso da marca; ampliação do público alvo e incorporação de uma audiência mais ampla; maior reconhecimento; expansão e crescimento; inovações, entre outros. “Saber identificar o momento certo para essa mudança é essencial porque garante que a empresa permaneça competitiva e alinhada com as necessidades e expectativas do setor”, comenta Faria. 

    A empresária preparou uma lista com cinco dicas para te ajudar a ter êxito no seu processo de transformação, confira: 

    Como está o mercado? 

    O primeiro passo é fazer uma pesquisa e analisar o mercado de atuação. “Você precisa entender a fundo o que está acontecendo na sua área, o que seus concorrentes estão fazendo e a percepção atual da sua marca. Dessa forma estará bem preparado para as próximas etapas, então não pule essa parte”, revela a sócia.

    Seja objetivo

    Estabeleça um propósito específico e mensurável para o rebranding. “Seja aumentar a visibilidade, alcançar novos públicos ou modernizar a imagem da sua empresa, defina uma meta para o seu foco ser voltado a alcançá-la”, conta Paula. 

    Sua segunda chance

    Essa mudança é para sua rede crescer e dar certo. Principalmente para quem não estava tendo bons resultados antes, então encare e abrace o reposicionamento como uma segunda oportunidade para fazer diferente e acertar onde estava errando. 

    “É importante se certificar de que a nova identidade seja consistente em todos os canais e materiais de comunicação”, aponta a CEO. 

    Paciência

    Não siga o seu planejamento de qualquer jeito, tenha tranquilidade para executá-lo cuidadosamente. O imediatismo e falta de organização pode te fazer atropelar etapas fundamentais. “Crie um plano detalhado para o lançamento do rebranding, incluindo cronograma, orçamento e etapas específicas”, orienta Faria. 

    Transparência

    Mantenha uma comunicação transparente com seus funcionários, colaboradores e público. “É imprescindível que seus colaboradores e clientes entendam os motivos e benefícios das mudanças”, finaliza.

  • Como desenvolver uma estratégia de App Growth eficaz para o crescimento de usuários?

    Como desenvolver uma estratégia de App Growth eficaz para o crescimento de usuários?

    Os aplicativos de smartphones são essenciais para o nosso cotidiano. Com objetivos diversos, eles nos ajudam a fazer as compras do mês, pedir a pizza de final de semana, permitir assistir séries e filmes e até mesmo agendar e realizar consultas médicas. É muito difícil imaginar uma realidade sem os benefícios e facilidades que os apps nos proporcionam.

    Atualmente, existem 5,7 milhões de apps em funcionamento ao redor do mundo; sendo 3,5 milhões em operação na Play Store (plataforma Google), e 2,2 milhões desenvolvidos para IOS, sistema operacional da Apple. No vasto mundo dos aplicativos, a concorrência para se obter sucesso com aumento de usuários e receita do app é grande; é nesse cenário que o App Growth se faz necessário.

    “App growth pode ser definido como uma estratégia multifacetada cujo objetivo principal é o aumento de usuários ativos de um aplicativo ao longo do tempo e de forma sustentável, e, consequentemente, impulsionar a receita”, comenta Rafaela Saad, Sales Manager da Appreach.

    Como preparar uma estratégia sólida de App Growth?

    Com o número vasto de aplicativos, a área de App Growth se tornou ainda mais estratégica. É extremamente importante se diferenciar e garantir a atenção do usuário de forma constante, sendo necessário adquirir novos utilizadores e engajar a base existente para que eles voltem ao app e maximizem a sua receita.

    Uma estratégia de app growth pode ser definida como um plano de crescimento e marketing para o seu aplicativo. Ela vai estabelecer maneiras para aumentar a visibilidade, downloads, engajamento e vendas do app. Para isso, é preciso ter um objetivo muito claro e KPIs (Indicadores-chave de desempenho) que contribuam para o atingimento dessa meta.

    “Existem diversas estratégias de App Growth que se complementam e que podem ser orgânicas ou pagas. Dentro do leque de estratégias, podemos citar as campanhas com influenciadores ou afiliados, campanhas de aquisição de novos usuários e campanhas de retargeting para reengajamento. É válido ressaltar que as estratégias se complementam, Isso porque cada tipo pode olhar para uma parte diferente do funil de vendas ”, comenta.

    A importância da análise de dados no App Growth

    Estamos vivendo na era de maior disponibilidade de dados a favor da tomada de decisões de negócios. No entanto, é necessário ter atenção na utilização das informações durante a execução de uma estratégia de app growth. 

    Análise de dados internos como taxa de fraude, ticket médio, ROAS, LTV e performance por criativo são extremamente importantes para balizar a qualidade das campanhas no app growth, enquanto dados de benchmarking de mercado e da concorrência (downloads, usuários ativos, campanhas pagas, criativos, retenção) ajudam e entender a posição no mercado e definir metas realistas.

    Anúncios criativos fazem a diferença

    Os anúncios são parte crucial de uma estratégia de App Growth, eles são a porta de entrada do usuário para a marca e o produto. É no momento de exposição ao anúncio que o usuário vai tomar a decisão de baixar ou não o app.

    “Desenvolver uma linha criativa e bem desenvolvida, não só capta a atenção, mas também comunica de forma clara e concisa sobre os benefícios e as características únicas do aplicativo. Isso ajuda a diferenciar o produto da concorrência, garante que os usuários entendam rapidamente o valor oferecido e dá harmonia para o posicionamento da marca”, diz.

    A eficiência de custo também deve ser levada em consideração. Anúncios criativos e bem executados melhoram a taxa de conversão, resultando em um CAC mais baixo. Quando os usuários se sentem compelidos pelo anúncio, é mais provável que façam o download e utilizem o app, maximizando seu retorno sobre investimento.

    Desenvolvimento da Appreach no cenário do App Growth

    “A Appreach possui atuação multifacetada para as estratégias de App Growth. Primeiramente, entendemos que o crescimento de um aplicativo depende de diversos fatores, que podem ser direta ou indiretamente ligados às estratégias de growth. Nossa atuação começa muito antes da ativação das campanhas. É preciso primeiramente entender como funciona o negócio do cliente, suas dores e objetivos e traçar metas que sejam realistas para ambos os lados. Também entendemos o melhor workflow de cada cliente a fim de oferecer uma experiência fluida e tranquila”, afirma.

    A equipe de Dados e BI da empresa tem um trabalho focado em acompanhar e analisar o desempenho de campanhas publicitárias diariamente. O objetivo é gerar insights valiosos e fornecer feedback contínuo, possibilitando a identificação de áreas que possam ser otimizadas nas estratégias de marketing. Para apoiar a análise de desempenho e garantir transparência, relatórios e dashboards são disponibilizados conforme a necessidade do cliente.

    “Além dos KPIs e canais diretamente relacionados às campanhas, a performance é influenciada por diversos outros fatores. Considerando isso, a equipe de Dados e BI também utiliza plataformas de Inteligência de Mercado e Benchmarking para realizar análises comparativas com a concorrência. Essas análises abrangem aspectos como desempenho de criativos, número de downloads, usuários ativos, taxa de retenção e investimentos em campanhas pagas de aquisição”, finaliza.

  • IA no atendimento? Especialista explica como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente

    IA no atendimento? Especialista explica como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente

    Com a evolução do atendimento ao cliente, os consumidores hoje esperam uma resposta instantânea e uma experiência aprimorada, independentemente do setor, produto, preço ou canal de comunicação. No entanto, apesar dos benefícios da adoção de tecnologias e ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA), ainda há um longo caminho a percorrer em termos de atendimento ao cliente e fidelização do consumidor.

    Neste contexto, Willian Pimentel, Diretor Geral da Freshworks na América Latina, acredita que o futuro do atendimento ao cliente será mais brilhante do que nunca, mas exige que os líderes do setor pensem sistematicamente sobre como, quando e onde aplicar IA para melhorar a experiência.

    “O aumento das expectativas dos clientes, que esperam um serviço eficiente e permanente, semelhante ao oferecido por empresas como a Amazon, reduziu a qualidade do CX em um momento de grande melhoria tecnológica. Os clientes querem tudo ao seu alcance e esperam um contato mínimo, por isso as empresas devem adotar novas ferramentas para atender a essas expectativas”, diz Pimentel.

    Essa abordagem muitas vezes resulta em experiências ruins para os clientes, segundo o Diretor da Freshworks. “Um exemplo é que, quando a IA é aplicada indiscriminadamente, ela pode lidar bem com as chamadas iniciais, mas não resolver problemas mais complexos. Os clientes acabam frustrados quando seus problemas são direcionados incorretamente ou quando as soluções de IA são insuficientes.”

    Para Willian Pimentel, é fundamental aplicar a IA de forma sistemática, começando pelos problemas mais simples e abordando gradualmente os mais complexos. O especialista explica que a IA pode realizar análises excelentes e compreender rapidamente os problemas dos clientes, mas quando erra, pode errar muito. “Portanto, a supervisão humana é necessária para garantir que as soluções de IA sejam precisas e emocionalmente inteligentes. Isso significa permitir que a IA lide com problemas simples e cotidianos, enquanto os agentes humanos lidam com os problemas mais complexos”, comentou.

    Como alternativa para empresas que estão atrasadas no atendimento ao cliente e desejam atualizar rapidamente, o executivo da Freshworks destaca que elas devem primeiro entender seus desafios específicos. “As novas empresas de SaaS podem enfrentar problemas complexos que exigem uma gestão cuidadosa. A IA generativa pode ajudar a construir rapidamente um repositório robusto de conhecimentos e estabelecer um sistema de classificação eficaz utilizando IA. Isto significa categorizar os problemas com base na sua complexidade e garantir que os problemas mais simples sejam resolvidos rapidamente, enquanto os mais complexos são sinalizados para intervenção humana”. 

    Pimentel também enfatiza que devem ser implementadas políticas e procedimentos claros: “Em um ambiente B2C, isso é essencial para que os sistemas de IA forneçam suporte eficaz. Por exemplo, a IA pode lidar com problemas simples seguindo protocolos predefinidos, mas os agentes humanos devem intervir quando a IA encontra problemas que demandem maior raciocínio”, finalizou.

  • Especialista Revela 5 Dicas para Aprimorar a Experiência do Usuário em Softwares

    Especialista Revela 5 Dicas para Aprimorar a Experiência do Usuário em Softwares

    A experiência do usuário (UX) tem se tornado um fator crucial no desenvolvimento de softwares, conforme destaca Jaqueline Maraschin, diretora de marketing da América Latina na Cyncly. Em uma era onde a atenção do usuário é cada vez mais escassa, com apenas 10-20 segundos dedicados à avaliação inicial de uma página web, segundo pesquisa da Nielsen Norman Group, a importância de uma UX eficiente e atraente é mais evidente do que nunca.

    Maraschin compartilhou cinco dicas essenciais para melhorar a experiência do usuário em softwares:

    1. Simplificação da navegação: A especialista enfatiza a importância de uma estrutura de menu lógica e ícones reconhecíveis, evitando complexidades que possam confundir o usuário.
    2. Foco na usabilidade da interface: Maraschin destaca que a interface deve ser não apenas atraente, mas altamente funcional, com elementos dispostos de forma lógica.
    3. Linguagem clara e intuitiva: A comunicação na interface deve ser direta e natural, evitando jargões técnicos que possam alienar o usuário.
    4. Consistência visual: Manter uma coesão visual em todo o aplicativo, incluindo cores, tipografia e elementos de design, é crucial para uma experiência harmoniosa.
    5. Valorização do feedback dos usuários: A diretora ressalta a importância de criar canais para que os usuários compartilhem suas opiniões, utilizando esse feedback para melhorias contínuas.

    “Com a implementação dessas dicas, é possível criar um software que não só atenda, mas supere as expectativas dos usuários, fortalecendo a lealdade e o engajamento”, conclui Maraschin. Estas orientações visam revolucionar a relação do usuário com os softwares, tornando-os mais intuitivos, eficientes e agradáveis de usar.

  • Corrida da IA: Como evitar a armadilha da adoção precipitada

    Corrida da IA: Como evitar a armadilha da adoção precipitada

    Quando pensamos nas tecnologias mais disruptivas e populares que têm ganhado espaço no mundo dos negócios, é impossível não considerar a inteligência artificial como uma das principais ferramentas. E isso não é à toa, já que a pesquisa ‘The State of AI in Early 2024: Gen AI Adoption Spikes and Starts to Generate Value’, realizada pela McKinsey, revela que 72% das empresas já utilizam IA. O entusiasmo é alimentado principalmente pela possibilidade de eliminar tarefas repetitivas por meio da automação, otimizando o tempo dos profissionais, que pode ser aproveitado em atividades de maior valor e relevância, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

    Esse frenesi pode fazer com que gestores que ainda não adotaram essa tecnologia sintam-se em desvantagem. Em mercados altamente competitivos, é comum que se busquem soluções inovadoras para que as organizações se destaquem e alcancem o sucesso. No entanto, é crucial que os gestores pensem de forma estratégica antes de adotar novas tecnologias, evitando decisões precipitadas que busquem apenas a aparência de inovação. Existe a necessidade de garantir que a aceitação dessas soluções esteja alinhada com as necessidades reais do negócio e que se compreenda como elas podem, de fato, impulsionar o crescimento.

    A adoção deve ser cuidadosamente estudada, pois qualquer alteração no cotidiano de trabalho implica em mudanças nos processos, estruturas organizacionais e na cultura, o que demanda tanto tempo quanto recursos. 

    Para apoiar a tomada de decisão, especialistas como Alexandre Nascimento, pesquisador do MIT, apresentam estudos que podem ser fundamentais no desenvolvimento de um plano de IA para o negócio. Um exemplo é o modelo AI2M (Artificial Intelligence Adoption Intention Model), criado por ele,  que considera cinco fatores principais que influenciam a intenção de integração da IA: as condições facilitadoras, que avaliam se o usuário acredita ter os recursos necessários para utilizar a IA; a expectativa de performance, que mede se o usuário acredita que a IA melhorará seu desempenho no trabalho; a expectativa de esforço, que reflete a percepção do usuário sobre a dificuldade de aprender e utilizar a IA; a autoeficácia, que é a confiança do usuário em sua capacidade de usar a IA; e a influência social, que avalia a pressão percebida por parte de outras pessoas para adotar a IA. 

    De forma mais generalista, esses tomadores de decisão devem considerar o seguinte cenário: qual é o problema que eu enfrento e como a IA pode ajudar a resolvê-lo, em vez de adotar a abordagem inversa, que seria decidir implementar a IA sem considerar onde e como ela será aplicada. Esses questionamentos não têm a intenção de apresentar uma visão negativa sobre a integração da IA, pois é evidente o quanto ela pode beneficiar os processos de trabalho. Em vez disso, o objetivo é destacar que a IA deve ser vista como uma ferramenta, e não como a solução milagrosa, como o entusiasmo e o buzz gerados pela atenção frequente da mídia muitas vezes fazem parecer. Assim, as organizações podem maximizar os benefícios da IA e garantir uma transformação eficaz.

  • Contabilidade: Estratégia Essencial para o Crescimento Empresarial

    Contabilidade: Estratégia Essencial para o Crescimento Empresarial

    A contabilidade, tradicionalmente vista como um sistema de registro e controle financeiro, evoluiu para se tornar uma ferramenta estratégica vital para o crescimento e sustentabilidade das empresas. As informações fornecidas pelos contadores são agora essenciais para a tomada de decisões no cotidiano empresarial.

    Fernando José, contador e líder da área contábil na Agilize, primeira contabilidade online do Brasil, destaca a importância dos relatórios financeiros detalhados e precisos. “Com esses relatórios, os gestores podem tomar decisões informadas, planejar o futuro e identificar oportunidades de melhoria e expansão”, explica Fernando. Ele enfatiza que a contabilidade moderna vai além da conformidade legal, orientando sobre o melhor regime tributário e práticas para minimizar a carga fiscal de forma legal.

    Para os empreendedores que buscam o sucesso, reconhecer a importância da contabilidade é crucial. Analisando detalhadamente as finanças, os contadores identificam áreas de economia e sugerem estratégias para aumentar a rentabilidade. “Os dados contábeis refletem o dia a dia da empresa. Todas as movimentações econômicas ou financeiras são tratadas e analisadas, tornando-se um forte aliado na tomada de decisões”, afirma Fernando. Ele exemplifica com a análise da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), que permite aos sócios identificar custos que reduzem a margem de lucro e tomar medidas para reduzi-los.

    Fernando também destaca as vantagens da contabilidade online, que utiliza tecnologia para tratar dados de forma mais eficiente e rápida. No entanto, ele ressalta que, apesar da automação, a análise dos dados é feita por especialistas em contabilidade. “A emissão de notas fiscais, por exemplo, é automatizada na Agilize, eliminando a necessidade de preenchimento manual e reduzindo erros. As notas fiscais são armazenadas eletronicamente, facilitando a consulta e a gestão, e garantindo conformidade com as exigências fiscais”, explica.

    O contador deve ser visto como um parceiro estratégico das pequenas empresas, ajudando a evitar multas e penalidades, e fornecendo análises financeiras precisas que oferecem insights valiosos para decisões de investimento e expansão. Dessa forma, a contabilidade contribui significativamente para o crescimento sustentável dos negócios.

  • Como o poder do Google Cloud Platform e do Google Marketing Platform aprimoram a experiência do cliente?

    Como o poder do Google Cloud Platform e do Google Marketing Platform aprimoram a experiência do cliente?

     Com tantas tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado, chega a ser difícil saber qual escolher ou por onde começar na hora de buscar uma modernização assertiva e eficiente. Pensar inicialmente nas gigantes do setor, como o Google, pode ser um bom caminho, mas sem um guia que auxilie nessa jornada, mesmo as melhores ferramentas podem ser subutilizadas.

    Dessa forma, o setor de consultorias se destaca por seu tamanho e movimentação no setor de tecnologia e experiência do cliente. Segundo a Mordor Intelligence, o mercado global de serviços de consultoria alcançará US$ 323,88 bilhões em 2024 e crescerá a um CAGR de 4,96% até 2029, atingindo US$ 431,89 bilhões, demonstrando a importância de um guia especializado para auxiliar nessa jornada.  A Lima Consulting Group (LCG) é uma delas. 

    Sendo uma das primeiras consultorias no Brasil a ser certificada tanto no Google Cloud Platform (GCP) quanto no Google Marketing Platform (GMP), a LCG tem apoiado empresas ao redor do mundo a transformar a maneira como competem e vencem o mercado, oferecendo experiências que são preferidas pelos clientes.

    “Ecossistemas robustos construídos nas plataformas do Google, como o Google Cloud Platform e o Google Marketing Cloud Platform, estão entre as mais recomendadas para empresas que desejam aprimorar suas experiências dos clientes”, diz Paul Lima, fundador da LCG. 

    Segundo o executivo, o Google Cloud Platform (GCP) proporciona à empresa uma solução eficaz para infraestrutura de dados moderna, permitindo implantação rápida e eficiente. “Essa plataforma vai além de um simples banco de dados ou data lake, organizando os dados de maneira que, quando ativados,  possibilitem experiências digitais personalizadas em tempo real, em menos de 30 milissegundos”, completa.

    Lima conta que o verdadeiro potencial do GCP é revelado ao integrar os dados com as soluções de marketing do Google. Essa combinação permite aos profissionais de marketing criar jornadas do cliente que utilizam aprendizado de máquina e inteligência artificial, proporcionando experiências personalizadas. Em última análise, essas ferramentas ajudam a encantar os clientes com interações relevantes e significativas.

    Inovação e Benefícios

    Para as empresas, contar com uma consultoria qualificada e certificada, os impactos são significativos, pois a integração das soluções digitais possibilita uma estratégia individualizada e precisa no uso de dados. Isso inclui o uso de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina para melhorar a personalização e a eficácia das campanhas de marketing e experiência dos consumidores. Com isso, a companhia consegue desenvolver modelos preditivos personalizados que antecipam o comportamento dos consumidores, identificam propensão de evasão e automatizam ações em múltiplos pontos de contato.

    A partir dessas implementações, o Herman Fuchs, Managing Partner da LCG Brasil elenca três benefícios principais para as empresas:

    • Melhoria da Experiência do Consumidor: Aumento do LTV (valor do ciclo de vida dos clientes) através de experiências personalizadas dentro do contexto que cada pessoa, que melhoram taxas de conversão, retenção e ticket médio.
    • Eficiência Operacional: Economia por meio de processos automatizados e integrados, melhorando o fluxo de trabalho com dados estruturados, relatórios automáticos e dados acionáveis.
    • Redução do Custo para Aquisição de Clientes (CAC): Otimização de campanhas, direcionando-as para as pessoas certas, com atribuição precisa dos resultados e jornadas do consumidor integradas com outras áreas do negócio.

    O Herman Fuchsconta ainda que em um grande varejista brasileiro eles utilizaram o Google Cloud para construir uma fundação moderna de dados de consumidores de múltiplas fontes para unificar a visão dos consumidores, baseada em casos de uso de Marketing e CRM, além de preparar os dados de forma estruturada para envio para o Customer Data Platform (CDP). “Essa estrutura viabilizou o desacoplamento de informações e independência para as áreas de negócio do cliente utilizarem dados com mais autonomia”, diz o executivo.

    Com essa parceria, a LCG planeja expandir o uso de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, para aprimorar ainda mais seus serviços e ofertas. “A colaboração com o Google continuará a ser um pilar fundamental na missão da LCG de transformar a experiência do cliente, proporcionando soluções que não apenas atendem, mas superam as expectativas dos negócios modernos. Afinal, nossa missão é ajudar os visionários de hoje a criar as experiências do cliente do futuro”, conclui Lima.